Staffordshire Bull Terrier
Origem:
Oriunda do condado de Staffordshire, a raça surge no século XIX através de cruzas de buldogues e terriers da época, visando um cão de força e resistência mas também dócil. Foi, a princípio, uma raça muito usada em rinhas de cães, mas o hábito logo teve fim com a proibição dessas atividades na Inglaterra. O que se seguiu foi o real reconhecimento de uma raça ímpar, combinando um vigoroso desempenho físico e enorme afeto e companheirismo.
Funções:
Excluída das funções de guarda por seu temperamento excepcionalmente dócil, a raça encontra melhores desempenhos em atividades em que possa estar próxima a seus donos e membros da família, sendo uma ótima opção para aqueles à procura de um cão de companhia ou um parceiro para todo tipo de atividades físicas. O Staffbull também é notoriamente conhecido como "nanny dog" (cão babá), devido a seu comportamento terno e protetor com crianças.
Padrão da raça:
O Staffordshire Bull Terrier é um cão de porte médio, naturalmente musculoso, com amplas cabeça e mandíbula, pelagem curta e lisa, olhos redondos e escuros e orelhas pequenas, sendo dotado de alta inteligência, afeto, disposição, coragem e agilidade. É também uma raça de excelente convivência com pessoas de todas as idades e, apesar de enérgica, adapta-se bem a ambientes pequenos, como apartamentos, desde que possa contar com atividades físicas regularmente e a companhia diária de seu dono.